terça-feira, 4 de maio de 2010

SEDUC REUNE NO CENTUR COM EDUCADORES PARA MAIS UMA RODADA DE DEBATES

Educadores têm mais uma rodada de debates

“O PCCR permite vislumbrar novos horizontes profissionais, pois é um plano pensado pela categoria de docentes do Estado”, afirmou a professora Ney Cristina de Oliveira, durante a apresentação da proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) nesta segunda-feira, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), para cerca de 600 diretores de escolas, professores e técnicos da rede estadual pública de ensino.

A titular da Saen afirmou que poucos Estados garantem aos docentes o que o PCCR do Pará vai garantir aos que se dedicarem à carreira do magistério até o pós-doutorado, por exemplo. Todos receberam cópias do documento e acompanharam exposição dos capítulos que integram o Plano, um conjunto de normas que disciplinam o desenvolvimento do servidor na carreira, que entre outras conquistas, correlaciona as respectivas classes de cargos com níveis de escolaridade e de remuneração e estabelece critérios para o desenvolvimento, por meio de progressão vertical e horizontal.

Em um debate coordenado pela assessora política, Maristela Santos, foi possível aos educadores dissipar dúvidas e questionamentos sobre piso salarial; fundos; educação especial; jornada (lotação, currículo); direção escolar e avaliação de desempenho. Todas as perguntas foram respondidas pela mesa que contou com a participação de Mauro Leônidas, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).

A intenção da Seduc em promover a reunião para ampliar o debate e obter sugestões para o PCCR foi bastante elogiada pelos professores. “Eu havia escutado apenas um lado sobre o Plano, mas agora acompanhando os capítulos e participando dos debates, muitas dúvidas foram esclarecidas", observou a professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Regina Silva, da escola Aníbal Duarte.

Mais uma vez, a Seduc chama para o debate e informa, não permitindo que prevaleça apenas um lado, com questões muitas vezes, não tão pertinentes, disse a diretora do Centro de Estudos Supletivos, Cláudia Maués. A importância da colaboração de todos nesta fase de construção do Plano foi ressaltada pela professora Ney Cristina, que solicitou a formação de grupos de estudos nas escolas para se discutir o assunto.

Uma nova reunião, desta vez com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), está marcada para esta terça-feira, 4, às 18 horas, na Sepof, para debater sobre os custos dos financiamentos do PCCR.

Texto: Izabel Cunha
Fotos: Adauto Rodrigues
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário