quarta-feira, 26 de maio de 2010

DEMOCRACIA NA SEDUC

Fórum garante debate entre gestores e Seduc

“É fundamental que os setores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) socializem as informações das suas competências”, apelou o secretário de educação, professor Luís Cavalcante, durante o encerramento do III Fórum de Diretores de Escolas Públicas, na tarde desta terça-feira, 25, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O secretário participou da mesa redonda com gestores de Unidade Seduc na Escola (Use's) e das Unidade Regional de Ensino (Ure's).

O encontro, promovido pela Seduc, proporciona o debate e, ao mesmo tempo, mostra os avanços conseguidos pelo Governo Popular, entre os quais o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), destacou o gestor da 2ª URE de Cametá, Raimundo Barra.

Durante o encontro, as coordenações da Seduc apresentaram plano de trabalho e discorreram sobre as atribuições, respectivamente. O Coordenador de Descentralização (Codes), Antonio Pantoja, destacou o evento como uma oportunidade única de esclarecer sobre os trâmites administrativos da Secretaria na relação com as unidades.

O gestor da URE 7, professor Paulo Barros, falou que “é preciso que haja estrutura nas escolas, é preciso pessoas preparadas. Antes, o espaço pedagógico era como se fosse uma “punição” pois o professor que ia pra lá tinha perdas salariais. Neste governo isso mudou. Hoje em dia é desejo de cada professor ir para o espaço pedagógico e eles cobram isso”.

MATRÍCULA


Suely Domont, coordenadora da matrícula da Seduc, explicou sobre o funcionamento acadêmico de matrícula, destacando a importância dos gestores, diretores e professores de escola quanto à operacionalização do sistema. Domont informou o número de 753.681 alunos matriculados na Rede, mas ressaltou que esse número ainda precisa ser contabilizado com outros que ainda não foram inseridos no sistema, como é o caso dos alunos das casas penais, indígenas e da zona rural. Na próxima semana, o Educacenso vai estar interligado com a coordenação de matrícula, com vistas a eliminar a duplicidade no sistema, garantindo maior fluxo de informação e beneficiando as escolas na garantia do acesso aos recursos dos programas federais.

O planejamento de obras da secretaria foi apresentado aos gestores pelo diretor da Rede Física, Denis Nogueira. De acordo com ele, este ano, a Seduc vai implementar um calendário de reformas em mais de 123 escolas em todo o Estado e em torno deste plano estão disponíveis R$ 164 milhões, destinados à construção e reformas emergenciais, de um universo de R$ 215 milhões.

REESTRUTURAÇÃO

Ontem pela manhã, diretores e gestores das Unidades Seduc na Escola (USE's) e Unidades Regionais de Educação (URE's) apresentaram propostas de melhorias para a reorganização das escolas de todos os níveis e modalidades de ensino. Denise do Socorro Marques Esteves, Coordenadora de Integração Regional (Cointer), fez a articulação entre os 60 participantes e as dicussões em torno da implementação da gestão democrática das Unidades Escolares.

“Estamos em um processo constante de mudanças e precisamos unir forças para que se trace um plano de orientação curricular para dar continuidade à política pública de educação, com vistas à melhoria da qualidade do ensino", afirmou a coordenadora da Cointer, Denise Esteves.

Acompanhar a reorientação curricular, fortalecer o conselho escolar, grêmios estudantis para que haja, uma reestruturação das USE's e URE's e fomentar a participação ativa dos diretores e gestores em busca da melhoria da qualidade de serviço na área da educação foram as principais ações abordadas pelos participantes, que agora terão o suporte necessário para as ações de cada Unidade de Ensino.

Texto: Maisa Portal/Rita Martins e Murilo Moura (estagiário)
Fotos: Advaldo Nobre/ Rai Pontes
Ascom/Seduc

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